Wednesday, August 30, 2006

Ontem chegou o kit de recolha de células estaminais.

A decisão foi tomada durante o fim de semana, segunda pedimos o kit e ele chegou na terça. Agora sim, estamos prontos. Claro que há moooontes de coisas para fazer mas isso é uma circunstância da vida: há sempre muito mais para fazer do que feito. Ainda bem.

Palavra do dia...


Ontem a novidade foi o JM aprender a dizer "caixa". Deve ter aprendido depois de se meter dentro duma e ter caído ao sair dela.
À tarde a mãe contou-lhe uma história (sobre um menino que ia ter uma irmã e que a mãe e a irmã passavam uns dias na maternidade e depois voltavam para casa). À noite - madrugada - foi a vez do pai contar a mesma história, take 2. Notamos que o JM está com maior capacidade de atenção. No final até pede "maisch". Mas se por alguma razão chegamos a uma parte da história que não lhe interessa (como foi o caso daquela altura em que o menino aprendia como é giro partilhar os nossos brinquedos com outros amigos) o JM fica subitamente atento ao "gauuo" que está lá fora a cantar.
Há distracções mesmo convenientes...

Os nossos

Enquanto as crianças ainda são pequenas, ofereça-lhes raízes profundas; quando crescerem dê-lhes asas.

Provérbio indiano, citado por Hannah Lothrop in "O livro da Amamentação"

Tuesday, August 29, 2006

Continuamos à espera.



A próxima lua cheia será dia 7 de Setembro. É uma quinta-feira
A A.M. continua a mexer-se muito.
Nós continuamos a preparar-nos. Quinta-feira temos consulta.
A data prevista é 17 de Setembro.
Aguardemos. Mal posso esperar para a ter nos braços.

Monday, August 28, 2006

Novidades...

Ontem à noite, enquanto comia toneladas dele, o JM aprendeu a dizer "meuão".

Hoje, com uma destreza que não pára de me espantar, acordou às cinco da manhã, escalou a sua cama - que é uma cama portátil que tem um barreira que lhe dá pelo peito! - e veio para a nossa cama. O pai chamou-lhe a atenção para os grilos (cri-cri-cri), e para o galo (cócórocócócó!) ele deitou-se ao nosso lado e acabou por adormecer.

Editado para acrescentar - lembrança da mãe - que quando fomos à missa, este domingo, o JM decidiu cantar o aleluia... durante todo o Evangelho. Alem disto para ele não é aleluia mas ale.. lua! Mais uma música à lua! Auéuuua!

Saturday, August 26, 2006

Esta tarde recebemos muitos amigos!

A J. e o J., e a M. que estava tão crescida! E também, o A., que é tio da M. . Também veio a P. com o S. e a S. . O JM. recebeu um livro e uma bola, que o fascinou, ou não tivesse "peisces". Faz falta ao JM. aprender a brincar com os outros meninos. Fica verde só de os ver mexer nos seus brinquedos, quer empurrá-los. Ao mesmo tempo, noto que gosta de brincar com eles e que ao final de algum cuidado da parte dos pais (a mãe é muito melhor a conduzi-lo nestas coisas, o pai perde rapidamente a paciência), o JM aprende alguns limites e todos brincam melhor.
É difícil saber quando interferir. Isto é um pouco como aprender a andar: nós sabíamos que a menos que houvesse riscos graves ele precisava de cair para aprender um equilíbrio. Aqui também é assim, mas quando ele "cai"- com a mão em cima de alguém - não é ele que se magoa, são os outros, e isso é mais difícil de aceitar.

Até breve, muito breve mesmo, esperamos


A avó A. foi-se embora no sábado de manhã. Mais uma vez se confirma a qualidade de vida de vivermos onde vivemos: saímos de casa 45 minutos antes do vôo. Por percaução (!) ainda ligámos para o aeroporto. Pediram-nos para não chegarmos com menos de meia hora em relação à hora de partida!
Esperamos que a avó volte depressa para ver o J.M. e a A.M. Prometemos que de vez em quando (muito de vez em quando) talvez prendamos o cão... por cinco minutos ou assim.
O J.M. gostou muito de brincar com a avó, de andar de carrinho no jardim, de ver os desenhos da avó. Ficam papoilas (porque a avó sabe quais são).

Wednesday, August 23, 2006

Galinhas (e galo) take 2


Voltámos a ter galinhas! O J.M. já andou de volta delas. O pai não fez uma porta que lhe permita tratar delas, pelo que esta continuará a ser uma incumbência paterna. O cão, por seu turno, é incumbência do J.M. - sob supervisão e ajuda do pai, claro está. É a sua responsabilidade. E ele é, de facto, responsável e prestável.

Tuesday, August 22, 2006

Até já!

Ontem a (bis)avó D. foi-se embora vamos ficar com saudades. O JM aprendeu tanto com ela! Foi o tempo para ir brincar com o cão que fez com que ele lhe perdesse completamente o medo (na realidade coitado do cão, que por este andar fica careca, de tanto que ele lhe puxa os pelos), foi o "ponha aqui o seu pezinho", a música da "uuua" - que nem sequer é da lua, a não ser para o João, por adaptação directa da avó - e, sobretudo, "o balão da minha avó, vai, vai, vai, ó-de-vir'-e-vir'-e-vai", com gestos e tudo!
Foram as palavras que ele aprendeu, as histórias que se contaram, a noção de como ele vai crescendo e como ele vai crescer. A experiência e o carinho.
Ficam já muitas saudades.
Não há dúvida: as avós - e os avôs, claro está! - são uma instituição!

Friday, August 18, 2006

Chegou a avó Ana...



... cheia de presentes, saudades, carinhos.
O JM farejou imediatamente a oportunidade de fazer farinha: passa os dias a tentar conquistar para levar a brasa à sua sardinha (peisce, como ele diria). Ontem, na altura em que devia deitar-se na sua cama era vê-lo abraçado tipo lapa à avó, a ver se pega. Mas não pega, que os pais tiveram muito cuidado a educá-lo não querem deitar tudo a perder deitou-se, chorou um minuto (contado rigorosamente) e adormeceu.

Agora é que foi

O pintainho conseguiu fugir por um buraco no muro para o terreno vizinho onde é mato é tão alto que ele fica virtualmente invisível. Dificilmente poderá voltar já que o nosso terreno é mais alto do que o do vizinho. Assim, é mais fácil descer do que subir...

Boa sorte, 'taínho!

Thursday, August 17, 2006

A fuga das galinhas


Ontem as portas do galinheiro não ficaram bem fechadas e o 'taínho acabou por fugir. Hoje andámos a correr atrás do pinto pela horta toda! E ele voa que se farta! Ficou por apanhar! Espero que ele fuja aos gatos com a mesma perícia com que me foge a mim! O JM é que não se importou nada! Tem muito mais piada andar atrás do ´taínho cá fora do que vê-lo no galinheiro!
Eu percebo-o. Se não fossem os gatos...

Wednesday, August 16, 2006

Taínhos


Ontem, finalmente, arranjámos galinhas ou, para ser mais preciso, arranjámos um pinto com cara de ser galo. Outras se seguirão, para o acompanhar! O JM ficou eufórico! Fez festas no pinto, com muito cuidado, só com um dedo, e depois foi lá para fora ver o pinto no seu galinheiro. Quando tivémos de ir para dentro, naturalmente não queria, entretido que estava a ver o 'taínho!

Monday, August 14, 2006

Os c'aeinhos


Este domingo fomos ao mercado com o J.M., à procura de galinhas, para o nosso galinheiro. Não havia. O que havia eram c'aeiinhos, que fizeram as delícias do J.M. Apontava, punha o dedo nas gaiolas, à procura de uma festinha, chamava-nos "Mãe, Pai, caeiinho!" Foi uma festa!

O JM, que nunca dá beijos a ninguém,


o JM que só sabe estender a cara, deu o seu primeiro beijo. Adivinhem quem foi a feliz contemplada: a "manna" que aliás também recebeu um abraço! Os carinhos que merecemos mesmo na barriga da mãe!

Wednesday, August 02, 2006

O pó dos dias

O JM está quase com 23 meses. Estes e os nove anteriores foram, sem dúvida, os tempos mais felizes que nós tivémos, e é preciso dizer que antes tínhamos já tido tempos bem felizes! Muita coisa se passou, muitos episódios que nós gostamos de recordar, e, também, muitos que vamos esquecendo. É este o pó dos dias, um e outro: o pó que se vai depositando, que vai esbatendo as cores, criando cinzentos, brancos e negros, tão escuros que não se vê dentro; mas também o outro pó dos dias, pó de estrelas, cristais de açúcar, é dele que nasce o voo do Peter Pã. Esse pó de ouro, algum dele, é que nós queremos recolher aqui. Escrever a nossa memória, o pó dos nossos dias.