Monday, November 13, 2006

Lutas do momento (aceitam-se sugestões):

- fazer perceber ao JM que as suas acções podem magoar os outros: os pais, a mana, outros meninos. Para ele é tudo uma brincadeira. Mas ás vezes magoa e é um perigo para a AM!

- fazer perceber ao JM que em locais públicos deve ficar ao pé dos pais, para não se perder. Calcorreia a toda a velocidade centros comerciais, hipermercados e outros sítios quejandos.

- fazer perceber ao JM que se pode falar baixo. Ele fala invariavelmente alto - não a gritar mas alto - qualquer que seja a situação: com a bébé a dormir, durante a missa ou em qualquer outra ocasião.

- fazer entender ao JM que há alturas em que é importante que ele esteja sossegado. Estratégias como puzzles, lápis de côr e livros são utilizadas com frequências mas eficácia por tempo limitado.

Com tudo isto, o JM é um rapaz fantástico: lindo, divertido, bem disposto, esperto, seguro de si e sobretudo, com muito bom fundo. Não há outras palavras para o dizer: somos pais infinitamente agradecidos e infinitamente babados - e temos muitas razões para isso!

O JM é também um grande defensor da sua irmã.

Se a ouve chorar corre pela casa toda à procura de alguém "Mãe, Pai, manna, manna!"

Como se fosse possível não a ouvir! Não que ela chore muito, não chora, como o irmão também não chorava, mas tem boa voz (como o irmão também tinha).

É enternecedor

Ver o nosso filho chegar ao pé da irmã fazer-lhe uma festinha e dizer "ponto, mana, ponto, na choia..."

Pouco tempo; muito o que dizer.

É por isto que tenho sido tão pouco assíduo nos meus posts desde que a AM nasceu.

Ela tem crescido espectacularmente. Ri-se para nós e já se quer movimentar. Mais uma vez fico espantado com o que eles crescem tão depressa.

A alimentação da AM é exclusivamente natural (leite materno). É muito bom que assim seja: é bom para ambas - L e AM - em termos físicos, em termos psico-sociais e também para toda a família, em termos económicos. Esperemos que ela continue a mamar pelo menos até ao ano e meio, como aconteceu com o JM!

O JM cresceu imenso com o aparecimento da irmã: ele sempre a aceitou muito bem, com largas demonstrações de carinho: ele que não beijava ninguém, ou quase ninguém não se coibia de dar beijos à mana. Depois começou a pedir para lhe dar colo e parece disposto a abrir excepções nos beijinhos para outras pessoas além da mana.

No essencial, ele tinha duas reacções exploratórias, que demonstravam alguma estranheza em relação à irmã, a necessidade de adaptar-se: a primeira era querer deitar-se na alcofa dela - aqui fomos sempre bastante firmes em não o deixar fazer, por questões de higiene, que lhe explicámos: os sapatos estão sujos, ele gosta de brincar na terra. Não pode ser. Com o tempo foi percebendo. A outra reacção tinha a ver com a chucha da mana, que ele roubava descaradamente: pegava nela, dava uma gargalhada e desatava a correr pela casa fora!

Um dia tivémos uma conversa, estava ele com a chucha dela na mão e a mana a chorar. Expliquei-lhe que a mana estava a chorar porque não tinha a chucha. Perguntei-lhe o que é que ele sentiria se eu lhe tirasse a chucha dele e não lha devolvesse durante um dia inteiro. Entretanto a AM tinha sossegado. Daí a pouco, estávamos nós noutra divisão da casa, quando ouvimos a mana a chorar ligeiramente, como se tivesse sido acordada. Fui ver o que sepassava. Junto da mesa onde ela dorma na alcofa estava uma cadeira, disposta de forma a permitir chegar à alcofa. Dentro da alcofa, ao lado da AM, que já dormia novamente, estava a chucha que o JM. tinha tirado.
Querido, querido filho.
Desde então o JM nunca mais tirou a chucha à mana. Agora insiste em pôr-lhe a chucha na boca, mesmo que ela esteja a dormir descansada! :D

Tuesday, November 07, 2006

Já que falamos de avós...

Hoje a avó Cristina faria 91 anos.

Saudades sempre.
No dia 13 de Outubro, dia em que se celebra a última aparição de Fátima, morreu a Avó Rosinha.

Foi a primeira pessoa a quem o JM deu um beijo, durante muito tempo depois continuou sem dar beijos a ninguém, até a barriga da mãe ficar maior e ele começar adar beijos à mana.

Fica o texto do avô M.M.

Quanta suadade nos deixas, Mãe querida.
Tiveste o prémio de partir …, pela sagrada Mão de Maria,
no seu último ADEUS, na Cova de Iria,
neste 13 de Outubro de magia,
enquanto lenços acenavam, como tu fazias,
à passagem da consagrada imagem.
“Invejo” a tua Fé inabalável, que sempre te guiou.
Vela por nós lá do Céu, para onde Jesus te levou.

M.M. Cordovil 13/10/2006

O problema dos diários é este


Se eu quisesse recuperar tudo o que se passou durante este tempo aqui no blog, não poderia. Aos poucos tentarei fazer um apanhado geral.

Para já fica a foto do bolo do J. M. (se não se perceber, é um leão!)