Monday, June 25, 2007

...e as palavras da música



Desde muito cedo (desde o ventre, na realidade) que o JM ouve música clássica. É claramente uma música que os bebés apreciam e o JM, longe de ser excepção, continua a ouvi-la com gosto e crescente interesse. Aqui há uns tempos introduzi-o a duas peças que me parecem ser das mais fáceis para crianças: "Ein kleines nachtmusik" de Mozart, e as "Quatro Estações" de Vivaldi. A primeira tem, como muitas composições de Mozart, um tema brincalhão, que fica facilmente no ouvido, a segunda tem uma série de imagens musicais fáceis para qualquer criança: o vento, a chuva e, sobretudo, os pássaros.
Mas foi o tema musical de Mozart que ficou na cabeça do JM, e que ele reproduz, com erros, quando lhe apetece: Tam-tan-tam-ta-ta-ta-ta-ta-tam" e por aí adiante. Hoje, depois de ter conseguido chegar ao leitor de CD's, empoleirado numa cadeira, e ter ligado o CD do Mozart, apareceu-me todo contente com o grande feito: ligar o Mozart sem ajuda!
Daí a pouco estava a trautear a música do Mozart e mais tarde a mastigar em tam tam tam. Progressivamente perdeu qualquer entoação, repetindo o ritmo uma e outra vez. De repente virou-se para mim: "Olha, pai, as palavras do Mozart: Tam, Tam Tam" (sem entoação). Eu respondi-lhe: "É a música do Mozart, filho?"
E ele logo muito rápido, esforçando-se por que eu percebesse: "Não, pai, não é a música, são as palavras: Tam, Tam, Tam"

Não sei de que é que eu estava à espera, mas disto, não era concerteza.

No comments: