Monday, June 25, 2007

Os mapas...

Muitas vezes educar o JM e a AM é assim: atiramos com uma ideia ou informação, sem termos propriamente noção de como é que ela é entendida. Os mapas e as palavras da música são dois bons exemplos disto.
Dos jogos da selecção nacional tinha ficado, para o JM a noção de que Portugal era representado por uma bandeira - que ele identifica com facilidade - e a a noção de pertença a Portugal - sem que nós possamos garantir o que é que essa pertença significa para ele. Ele identifica-se(nos)com Portugal e com a sua bandeira, embora nos parece óbvio que a noção de país ou, pior ainda, a de Estado está longe da sua possibilidade de entendimento. Talvez povo seja uma aproximação mais simples, que não deixa de ter as suas dificuldades.
Há uns dias o JM pegou num atlas da mãe, que lhe esteve a mostrar onde ficava Portugal. Comentávamos, na sequência, que não sabíamos propriamente até que ponto ele percebia o que era uma mapa e, como tal, se ele entendia que aquele ponto que a mãe lhe explicava que era Portugal era entendido como uma porção de território.
A L. notava que, embora ele "encontrasse" Portugal mesmo em mapas de outras zonas do mundo, procurava sempre uma zona litoral, junto ao mar. E assim ficámos, na incerteza de como é que ele entendia os mapas.
Ontem fomos num convívio a uma zona de parque florestal, que tem vários caminhos e mapas de orientação: o Pinhal da Paz.
Quando voltávamos, o JM vinha cheio de sono e por isso insistiu em não ir pelo mesmo caminho de toda a gente. Escolhi um caminho alternativo e expliquei-lhe que por ali íamos "ter com os meninos", como ele queria. E foi então que se deu uma daquelas respostas que nos vai instruindo como pais: "Pai, mostra o caminho no mapa!" Foi excelente esta alusão, porque eu disse que o mapa estava mais à frente - de facto havia um no parque de estacionamento - e ele fez o caminho todo à espera de o encontrar. Mas sobretudo esta alusão fez-me perceber que ele entende que um mapa é uam representação gráfica de um território - que é precisamente a noção que eu duvidava que ele já tivesse.

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