Wednesday, February 28, 2007

Biscoitos azuis (grande prémio)

A propósito do comentário da pequete no post abaixo queria dizer que os biscoitos cor-de-rosa (de groselha) ficaram deliciosos!!!!

E ainda sobre esta ideia de "plasticina de comer" fica a receita que eu (não) segui e algumas sugestões para cores:

Quanto à receita, comecei por fazer uma busca no google. Acabei por perceber que, no essencial, os biscoitos são feitos com três ingredientes essenciais: farinha, açúcar e uma gordura. A percentagens, em chávenas, são de F=2 A e G=A/2. Ou seja, usa-se o dobro da farinha do que se põe de açúcar e metade de gordura do que se põe de açucar. Podem usar-se outros ingredientes, que ajudarão a homogeneizar e dar sabor à massa(ovos, sumos, leite). No fim rectifica-se, de modo a que a massa fique homogénea e despegue das mãos.

Também usei: uma pitada de sal grosso - uso sempre nos doces; dois ovos e o sumo e raspa de um limão. A gordura que usei foi margarina. Imagino que fiquem muito bons com azeite ou manteiga.

Quanto às cores eis algumas ideias:

Castanho escuro - juntar chocolate
Castanho claro - juntar canela
Cor-de-rosa - xarope de groselha (não sei se dá para fazer vermelho porque quanto mais xarope se junta mais farinha se tem de juntar...)
Cor-de-laranja - uma cenoura raspada fina

Podem-se juntar outras coisas para dar efeitos: passas para olhos, lâminas de amêndoa... etc.

espero outra sugestões idênticas nos comentários. Um prémio para quem arranjar um corante alimentar natural para fazer biscoitos azuis!

2 comments:

Gonçalo Cardoso Dias said...

Acho que não existe porque não existe nenhum alimento azul. Claro que posso estar enganado e a resposta venha do mundo das flores...

AnaGF said...

Pois não sei, mas ainda hei-de experimentar com um bocadinho de sumo de amora ou de mirtilo, se bem que o mais provável é que saia algo mais próximo do arroxeado...