Wednesday, February 28, 2007

Biscoitos azuis (grande prémio)

A propósito do comentário da pequete no post abaixo queria dizer que os biscoitos cor-de-rosa (de groselha) ficaram deliciosos!!!!

E ainda sobre esta ideia de "plasticina de comer" fica a receita que eu (não) segui e algumas sugestões para cores:

Quanto à receita, comecei por fazer uma busca no google. Acabei por perceber que, no essencial, os biscoitos são feitos com três ingredientes essenciais: farinha, açúcar e uma gordura. A percentagens, em chávenas, são de F=2 A e G=A/2. Ou seja, usa-se o dobro da farinha do que se põe de açúcar e metade de gordura do que se põe de açucar. Podem usar-se outros ingredientes, que ajudarão a homogeneizar e dar sabor à massa(ovos, sumos, leite). No fim rectifica-se, de modo a que a massa fique homogénea e despegue das mãos.

Também usei: uma pitada de sal grosso - uso sempre nos doces; dois ovos e o sumo e raspa de um limão. A gordura que usei foi margarina. Imagino que fiquem muito bons com azeite ou manteiga.

Quanto às cores eis algumas ideias:

Castanho escuro - juntar chocolate
Castanho claro - juntar canela
Cor-de-rosa - xarope de groselha (não sei se dá para fazer vermelho porque quanto mais xarope se junta mais farinha se tem de juntar...)
Cor-de-laranja - uma cenoura raspada fina

Podem-se juntar outras coisas para dar efeitos: passas para olhos, lâminas de amêndoa... etc.

espero outra sugestões idênticas nos comentários. Um prémio para quem arranjar um corante alimentar natural para fazer biscoitos azuis!

Tuesday, February 27, 2007

Hoje fizemos biscoitos!!!!

É outra maneira de aprender a modelar. A inspiração foi daqui. Os nossos ficaram assim:
Onde se incluem PINGUINS, PORCOS (por cima dos porcos é uma flor para a mamã pata, moldada pelo fillo patinho), ELEFANTES e mesmo CARACÓIS, que são aqueles que o JM melhor domina.









PS: Este post foi escrito com o JM ao meu lado a partilhar comigo um dos biscoitos que fizémos (um pinguim). Acreditem, não há biscoitos mais saborosos no mundo do que estes!

Apita o comboio!


Para brincar não é preciso muito plástico. Nem sequer muita perfeição. Sou muito adepto de brinquedos imperfeitos, incompletos, que possam ser completos pela imaginação deles. Assim eles podem pintá-los das cores mais bonitas, diferentes todos os dias! Podem imaginar diferentes formas e sabores e issoé muito mais do que algum plástico pode dar!

Este comboio é um bocadinho asssim: tem apito e tudo: é o JM que o faz: tú-tú!

Uma família de cacos


Definitivamente instalou-se o hábito de assimilar tudo quanto é família à nossa: ontem estávamos a ver um documentário sobre o Ham, o primeiro chimpanzé no espaço quando o JM viu a imagem de um filhote de chimpanzé a dormitar no peito da mãe como ele, aliás, estava a fazer naquela altura. Imediantamente ele próprio passou a ser um caco bébé, e o pai um pai caco. A pior parte foi para a mãe. ;o)

Vamos lá Daisy! - Jane Simmons


De uma das vezes que o JM foi à bibiqueca descobriu lá este bivo, que trouxe para casa.
As ilustrações são amorosas, muito bem pintadas, uma maravilha. Vejam aqui mais algumas.

Mas melhor que isso: a história é sobre uma patinha que se perde da mãe e os perigos que ela enfrenta. Ora isto calhou-nos fantasticamente: como já expliquei antes uma das nossas lutas do momento é fazer perceber ao JM que em locais públicos deve ficar ao pé dos pais, para não se perder. Calcorreia a toda a velocidade centros comerciais, hipermercados e outros sítios quejandos.

Por isso, a história da Daisy foi rapidamente assimilada por todos para o exemplo do JM... e ele fez o mesmo! Passou a ser o filho patinho enquanto a mãe passou a ser a mãe pata e eu o pai pato... uma família de patos, portanto! :o)

É delicioso ouvi-lo dizer "Sim, pai pato!" quando uma pessoa lhe dá uma reprimenda. É que não há reprimenda que resista! Isto com dois anos... está fresco, este patinho!

Thursday, February 22, 2007

Festa de Carnaval


Fizémos uma festa de Carnaval lá em casa. O JM mascarou-se de ursinho Puff e a AM de Piglet.

Foi muito divertido vê-los brincar todos juntos.

Há fotografias fesquinhas aqui ao lado no Flickr (ver nós em imagens,na barra da direita)

Tuesday, February 13, 2007

Frase do dia 2


Nhanhos à paia!!!

Vantagens de viver numa ilha: nem que seja para o deixar gastar a pilha a correr na areia, de vez em quando, nhanhos à paia.

Monday, February 12, 2007

Frase do dia 1



Nhanhos à bibiqueca buscar bivros

Bananas

Foi na sequência da brincadeira do balcão que me surgiu a ideia. Foi uma pequena maldadezinha: no final do jantar. O JM acabou de comer o prato e seguia-se a ´já prometida banana. Virei-me para a fruteira e já estava a cortar a banana do cacho quando me lembrei. Virei-me sem banana na mão e com gestos fiz que descascava uma banana virtual. Depois dei-a ao JM. Ele ficou entre o surpreendido e o irritado, sem saber o que dizer. Incitei-o a dar uma dentada na banana. Aí ele decidiu-se. Deu uma dentada na "banana" e, acto contínuo, diz-me :"Tá vede" :O)

Decidi não ficar por aqui e disse-lhe: Ai sim? Então eu vou escolher-te outra, desta vez bem madurinha. Repeti a mímica e antes de lhe passar a "banana" provei-a para garantir que estava madura. Então ele decidiu entrar no jogo: pediu também uma laranja. E eu, claro, pus-me a descascar uma laranja virtual, que ele comeu toda.

Ele bem sabia que no final daquela salada de frutas de brincadeira havia uma banana física, material, à espera para ser comida.

Brincar ao balcão

Tudo começou com o JM a colocar-se atrás de uma arca antiga, que nós temos num canto da sala de jantar. Eu aproximei-me e lembrei-me de pedir um copo de água, depois um café, pedi um pão com manteiga e fiz questão de pagar: duas moedas. Tudo virual, apoiado em mímica: virtual o café, a água, o pão com manteiga e as moedas claro! Mas a água estava muito fresquinha, o próprio JM também provou.
Gosto de o ver brincar assim: saber que não precisa de plásticos para brincar, que a capacidade de criar está dentro dele, que nas suas mãos podem existir todas as coisas que ele quiser. Se ele quiser.

Apesar disso, decidi refinar a coisa: peguei nos lápis de cera e desenhei cenouras, alfaces, flores, maçãs, bananas. Cortei individualmente. Estivémos a organizá-las por grupos e temos brincado às mercearias: ó Sr. J, arranje-me duas bananas e três cenouras, por favor! É claro que ainda tenho que ajudar a contar: o JM tem noção da sequência dos números (um, dos, tês, quato, quinco, seis, xete oto, nove, dex, onche, doche, teze) mas não do seu valor. Ou seja: ele já vai sabendo, tem dias, que depois do dois vem o três mas ainda não sabe o que quer dizer três.

É um jogo muito simples e divertido, que eu não conhecia, que descobrimos juntos. Às vezes surpreende-me como é intuitivo ser pai.

Sunday, February 11, 2007

O óó adormecido


O JM foi ver
esta peça de teatro com a L. Coube-me passar uma hora inteirinha com a AM!
O JM veio de lá a dizer que tinha medo do bébé - a história era sobre um bébé, papel desempenhado por um fantoche. Porém, pareceu-nos mais estratégia para ter mimos que outra coisa. Lá lhe dissemos que não, que não havia razão para ter medo do bébé e "aproveitámos" para lhe dar os tais mimos.
A noite foi algo agitada, o que pareceu ter mais a ver com o vento do que com o bébé.

Do vento sim, quando sopra forte o JM tem medo, e já o expressava antes de poder falar, por onomatopeias. E não é para admirar, porque o vento, lá em casa, quando sopra, sopra forte.

Thursday, February 01, 2007

Sem mais comentários

fica um vídeo do JM há 3 anos atrás. Por muitos filhos que tenhamos, por muito parecidos que sejam, nenhum será ele.

Obituário

Dia 25 de Janeiro morreu a Tia Gina. Era irmã da minha avó materna. Uma mulher extraordinária, com uma alegria de vida que nos impressionava e inspirava a todos.

Hoje, dia 1 de Fevereiro, morreu a Tia Filó, irmã do meu avô paterno. Os seus olhos eram tão azuis! E a sua voz tão doce.

Já são três nossos que se vão este ano. Mais três estrelinhas no nosso céu.

Os últimos dias têm sido muito cheios.

A AM parece estar a começar com os dentes, o JM tem estado cheio de energia, como convém.

Farta-se de pintar, com os lápis e com aguarelas, nota-se que pega melhor nos lápis~. Temos que passar mais tempo com ele, para que ele nos veja fazer.

O JM agora escolhe os livros que quer ler em vez de pedir simplesmente uma história. Começa a referenciar o que está nos livros. Ando a tentar que ele descreva as imagens.

É um miúdo muito inventivo e bem adaptado: chega a todo o lado nem que para isso se tenha que empoleirar em qualquer coisa! Quando cai só chora se efectivamente se magoa. Sobe e desce as escadas com segurança.

Gosta muito da mana, é muito carinhoso, mas também pouco seguro nas "carícias" que lhe faz. No outro dia andou a preparar (montar) um brinquedo para ela.

Ela ri-se (e ele já diz que "a mana ri-xe") e adora que a peguem no ar. Gosta de olhar as pessoas nos olhos e de ter atenção.

É difícil não ser repetitivo: eles são os dois fantásticos.